terça-feira, 9 de setembro de 2008

Por acaso tenho vindo a notar um grande desconhecimento por parte da maioria das pessoas do tipo de exames que se fazem para detectar uma possivel causa de infertilidade feminina.
Na maioria dos casos é logo recomendada a famosa Histérosalpingografia.
Histerosalpingografia é um exame de raio-x do útero e das trompas uterinas, com a utilização de contraste iodado que é injetado no interior do útero através de uma cânula. Serve para diagnosticar malformações, doenças da cavidade uterina e do interior das trompas. Sua principal indicação está correlacionada com a infertilidade e é o melhor método para diagnosticar obstrução das trompas.
Na maioria das vezes consegue-se ver a causa ou desobstruir as trompas mas quando isso não é possivel uma Laparoscopia é uma possivel solução.
Laparoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado sob efeito de anestesia. Há casos que necessita o acompanhamento de um médico anestesista, utilizada para diagnosticar alterações na superfície dos órgãos ginecológicos.Técnica/procedimento
O médico faz uma pequena incisão no umbigo e introduz um telescópio fino chamado laparoscópio - Um instrumento de fibra óptica que permite realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, daí o nome do exame, na forma de um procedimento cirúrgico através da qual pode-se visualizar os órgãos iternos dentro do abdômen e pelve observando se há inchaço e inflamação das trompas e ovários.
Esta técnica também é utilizada noutro tipo de cirurgias, nomeadamente em operações ao menisco, com a grande vantagem do tempo de recuperação ser muito inferior, bem como o pós-operatório, sendo possivel andar logo no dia seguinté à intervenção.

[editar] Complicações
A maior desvantagem é a dor e a distenção abdominal, cicatrizes permanentes, hemorragia vaginal, infecções, abcessos, hematomas, peritonites, enfisemas.
Pode haver um certo risco quando há doenças cardíacas ou respiratórias, obesidade, hérnia diafragmática, gravidez, doença inflamatoria pélvica ou seu antecedente - (pela possibilidade de reativá-la), cicatrizes abdominais extensas, ou múltiplas, ou próximas ao área umbilical e cirurgia abdominal prévia.
Já me submeti a estes dois exames na esperança de encontrar a possivel solução para engravidar foi-me diagnosticada endometriose em pequena quantidade mas que existe e estava a obstruir-me a trompa esquerda e agora é esperar que a natureza , deus e sei lá mais o quê se lembrem de mim um dia e façam de mim mãe de alguem.

Sem comentários: